O resultado espanta o momento ruim do time de Hansi Flick. Líder do Espanhol, o Barça vinha de três jogos sem vitória no torneio e já conviviam com a pressão do Real Madrid encostando na ponta.
O placar começou a ser construído cedo. Aos 11 minutos, aproveitando vacilo da defesa adversária, Ferrán Torres finalizou de forma desajeitada, mas conseguiu balançar as redes.
Só que, aos 42, em contra-ataque rápido, o Mallorca encontrou a defesa do Barça desarrumada, e Muriqi só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, empatando o marcador.
Só que a volta para o segundo tempo mudou o jogo de vez. Aos 10 minutos, depois de Yamal ser derrubado na área, Raphinha cobrou pênalti com categoria e recolocou os visitantes na frente.
Aos 28, então, Yamal fez belo cruzamento na área para o brasileiro completar para as redes. Raphinha chegou a 24 participações em gols na temporada, tornando esta a melhor em números de sua carreira.
Cinco minutos depois, o placar se transformaria em goleada. Frenkie de Jong apareceu na área como elemento surpresa após trama coletiva e deslocou o goleiro para marcar mais um.
O placar seria fechado aos 38, quando De Jong apareceu na direita da área, cruzou rasteiro, e Pau Víctor completou para as redes.
Mallorca: 6º lugar, com 24 pontos
Barcelona: 1º lugar, com 37 pontos
Celta de Vigo (F): 6/12, 17h (de Brasília) - LALIGA
Borussia Dortmund (F): 11/12, 17h (de Brasília) - Champions League